Montagem interpretada também em libras marca a semana do Dia Nacional da Luta pelos Direitos das Pessoas com Deficiência
O espetáculo Depois do Silêncio, com direção e coreografias de Eliana Carneiro e codireção de Rogero Torquato, estreia nesta segunda-feira (20/9), no teatro do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB-DF), pela programação do Movimento Internacional de Dança (MID).
A montagem conta com três intérpretes criadoras em cena, que se expressam por movimentos, palavras e, simultaneamente, em libras, tornando a apreciação inclusiva para surdos. Na terça-feira (21/9), Dia Nacional da Luta pelos Direitos das Pessoas com Deficiência, haverá também transmissão on-line, pelo Youtube do Banco do Brasil.
A narrativa é baseada em fatos da vida de Helen Keller (1880-1968), que perde a visão e audição com poucos anos de idade e vive em um mundo totalmente apartado até a chegada da professora Anne Sullivan. A partir do encontro, Anne começa a árdua tarefa de ensinar libras tátil e fazer com que Helen aprenda a se comunicar com o mundo exterior.
As atrizes/dançarinas Camila Guerra e Naira Carneiro interpretam Anne Sullivan e Helen Keller, respectivamente. Renata Rezende (atriz surda) traz ao palco um contexto atual e autobiográfico, criando um contundente diálogo paralelo entre as personagens de 1890 e os dias de hoje. O espetáculo mostra, sobretudo, que muitas das angústias e dificuldades de acessibilidade continuam as mesmas um século depois.
SERVIÇO
Depois do Silêncio
Direção e coreografias de Eliana Carneiro e codireção de Rogero Torquato. Com Camila Guerra, Naira Carneiro e Renata Rezende. Dias 20 e 21 de setembro, às 20 horas, no teatro do CCBB-DF. Ingressos: R$ 30,00 (inteira) pelo www.eventim.com.br
Um comentário para “Sons, gestos, palavras e libras: assim é Depois do Silêncio, espetáculo de dança teatro que estreia nesta segunda-feira pelo MID”