SONÂMBULO
RAMON LIMA/ BRUTA CORP
Duração: 50 minutos
Classificação indicativa: 12 anos
O sono como zona de resistência
Sonâmbulo é um solo que se apropria da aparente passividade e inércia ligadas ao sono, para criar, mesmo que momentaneamente, um desvio no cotidiano. Nesta obra, adormecer é uma maneira de resistir, desvelar outras lógicas de existência, criar fissuras naquilo que é estável, atentar ao nosso direito ao corpo.
Com este dispositivo, busca-se suscitar questões éticas e políticas ligadas ao assujeitamento, produtivismo e protagonismo dentro de uma contemporaneidade ocidental, propondo uma experiência estética que escape de lógicas de existência hegemônicas às quais somos constantemente submetidos.
Espaço imersivo
Sonâmbulo tem uma dimensão in situ e performativa, propondo uma articulação direta com o contexto no qual a obra está inserida, integrando as características estruturais e humanas do espaço onde o trabalho é apresentado. Esta característica visa reduzir o espaço (físico e metafórico) entre a obra e a estrutura que a hospeda, propondo um dispositivo baseado na relação entre corpo e arquitetura, cenário e figurino, intérprete e público. Esta opção se deve à ambição de mergulhar o público em uma experiência que provoca tanto a reflexão quanto a ação ancorada no contexto que nos cerca.
SONÂMBULO
RAMON LIMA/ BRUTA CORP
Duration: 50 minutes
Rating: 12 years
Sleep as a zone of resistance
Somnambule (sleepwalker) is a work that appropriates the apparent passivity and inertia of sleep to create, if only momentarily, a deviation from everyday life. An inversion of perspective that invites us to question the logics of productivism, imposing a perpetual protagonism that conditions the contemporary Western subject.
This creation evokes other ethical, political and aesthetic possibilities of existence. Falling asleep is a way of resisting, of creating cracks in what is stable, and of paying attention to our right to the body.
Immersive space
Somnambule (sleepwalker) has an in situ and performative dimension, proposing a direct articulation with the context in which the work is inserted, integrating the structural and human characteristics of the space where the work is presented. This characteristic aims to reduce the physical and metaphorical space between the work and the structure that hosts it, by proposing a device based on the relationship between body and architecture, set and costume, performer and audience. This option is driven by the ambition to immerse the audience in an aesthetic and political experience that elicits both reflection and action rooted in the context that surrounds us.
RAMON LIMA – Direção artística e coreografia
Ramon Lima é bailarino e coreógrafo cuja pesquisa coreográfica tem a experiência do corpo como centro da reflexão estética e conceitual de seus projetos. Parte de sua formação artística ocorreu no IdA – Instituto de Artes de Brasília, onde estudou Artes cênicas entre 2012 e 2016. Em 2019 se instala na França a fim de integrar o Master Création Artistique na Universidade de Grenoble Alpes, realizado na modalidade recherche en création. Em 2021, Ramon Lima cria sua primeira obra solo, Protopolis, uma instalação coreográfica que questiona as noções de pertencimento e a construção de territórios com base em protocolos de composição artística realizados em espaço urbano. Para 2023, ele prepara sua nova criação, Sonâmbulo, uma obra que aborda as instâncias do sono como um lugar de resistência às lógicas hegemônicas de existência. Ainda em 2023, ele se une ao laboratório de pesquisa e experimentação coreográfica T.R.I.P, proposto pela artista Ivana Muller junto ao Le Pacifique – CDCN Grenoble. No âmbito deste projeto, Ramon Lima cria MIRAGE, uma instalação coreográfica que investiga o tátil e o têxtil como dispositivos coreográficos participativos. Ramon Lima é igualmente intérprete para as coreógrafas Julie Despraries e Anne Collod, na França, e para André Braga e Cláudia Figueiredo, em Portugal.
BRUTA Corp
BRUTA Corp. é uma plataforma franco-brasileira de criação, experimentação e pesquisa no campo das artes cênicas, baseada na contaminação entre dança, performance e artes visuais. Criado em 2021 pelos artistas Ramon Lima e Roberto Dagô, BRUTA Corp. nasce do desejo de criar um projeto artístico estruturado num formato contemporâneo de agrupamento, onde as abordagens artísticas individuais nascem em um território comum propício a intercâmbios, encontros e travessias. Um lugar onde o estado bruto das coisas se desenvolve e é lapidado através de processos e experimentações.
FICHA TÉCNICA
Coreografia e performance : Ramon Lima Dramaturgista : Luciana Lara
Criação sonora: João Sarnadas
Espaço cênico e figurinos: Luênia Guedes, Maysa Carvalho e Roberto Dagô (Coletivo EntreVazios)
Iluminação: Ramon Lima
Direção de produção: Aline Cardoso
Produção: Bruta Corp
Veja mais do espetáculo e da Cia.:
Um comentário para “Sonâmbulo – Ramon Lima_BRUTA Corp”