OFICINAS DO MUNDO – THOMAS LEBRUN
Residência de Criação Coreográfica para a Infância
Intercâmbio Brasil & França
Resultado das Inscrições para a residência em Brasília
OFICINAS DO MUNDO é um projeto de residência de criações coreográficas com foco na infância. Thomas Lebrun, Diretor coreográfico do Centre Coréographique National de Tours – CCNT (França), com ampla experiência em criações artísticas voltadas a este público-alvo, e José Meireles, bailarino do CCNT, que estará presente nas atividades do projeto, em 5 cidades do Brasil são os convidados para ministrar residências presenciais em cinco cidades brasileira.
A residência criativa com o CCNT visa o aproveitamento e amadurecimento artístico das/dos jovens criadores locais, através de processos criativos individuais, orientados por artistas da companhia. Durante o projeto, elas/eles terão a oportunidade de desenvolver uma atividade de criação artística e intercâmbio cultural, sendo inseridos profissionalmente em trabalhos artísticos de co-criação com artistas da dança contemporânea francesa, possibilitando trocas valiosas e estimulando a inserção profissional destas e destes artistas no mercado de trabalho internacional.
A primeira etapa do projeto em Brasília acontecerá no dia 23/04;2022 (sábado), das 10h às 17h no Teatro Galpão do Espaço Cultural Renato Russo – 508 Sul.
Classificados
Adriano Mesquita Rodrigues
Aline Ferreira de Araujo
Aline Marcimiano de Lima
Bárbara Campos Silva
Caísa Tibúrcio
Carlos Eduardos Dos Santos Frasoso
Daiana Fernandes Ribeiro
Diego dos Santos Pereira
Eliana Johansson Carneiro
Elisa Matos Menezes
Fabiana Marroni Della Giustina
Fátima Muniz Macedo
Gabriel Guimarães Vieira Fiuza
Hugo Leonardo Rodrigues
Jéssica Rayane Silva
Leonardo Costa Rodrigues
Letícia Medeiros Estevam
Lilian de Alencar Figueiredo
Loretta Pelosi De Oliveira
Luciana Caetano Matias
Luiza Lopes de Melo Viégas
Maria Adelciane da Paz Silva
Maria Clara de Abreu Silva
Marilia Nascimento da Cunha
Petrônio Candido da Paixão
Romulo Gonçalves Santos
Thais Barata Macedo Sadeck
Valéria Maria Silva Araújo
Victória Ponte de Oliveira
A realização é uma parceria entre o CCNT (França), a Embaixada da França no Brasil, o Instituto Francês, o Fundo de Apoio à Cultura do DF (FAC), VIVADANÇA e Movimento Internacional de dança – MID.
OFICINAS DO MUNDO
É um conjunto de ações de qualificação e capacitação profissional em várias etapas. A primeira etapa do projeto prevê oficinas presenciais em cinco cidades do Brasil: Brasília (DF); Campo Grande (MS); Fortaleza (CE); Porto Alegre (RS) e Salvador (BA. Na segunda etapa, serão escolhidos até 2 (dois/duas) participantes por cidade, que participarão de uma imersão com Lebrun, durante 12 dias, no Distrito Federal. Na terceira etapa, os participantes poderão ser convidados pelos diretores e curadores do MID (BSB) e/ou VIVADANÇA (BA) a apresentar o resultado de seus trabalhos como parte da programação dos festivais, em abril e maio de 2023. Os trabalhos também poderão ser convidados a compor a programação do Centro Coreográfico de Tour, na França, em 2024.
Constituem o núcleo criativo deste projeto artistas da dança contemporânea francesa e brasileira que oferecem diferentes propostas de acesso à dança, a partir das vivências estéticas destas duas culturas, acreditando que a observação e o contato com outras culturas venham a dinamizar e alimentar criações artísticas locais.
Um dos principais objetivos do projeto é oferecer uma ação formativa de dança a partir de estéticas e temáticas voltadas para o público infanto-juvenil, de alto impacto e reconhecimento. Esta ação proporcionará atividades que servirão como fontes complementares de qualificação e renovação de conhecimentos para jovens coreógrafos e dançarinos, estimulando e fortalecendo a cadeia produtiva. Assim como colaborar para a formação de um novo público através de espetáculos para a infância.
José Meireles
Nascido em Guimarães (Portugal) em 1995, formou-se em dança contemporânea na escola Balleteatro do Porto de 2012 a 2015. Ingressou então no curso de formação avançada no Centro Nacional de Dança Contemporânea de Angers dirigido por Robert Swinston, e em 2017 obteve uma licenciatura em artes do espectáculo (opção de dança), bem como o Diploma Nacional Superior Profissional para Bailarinos.
Paralelamente à sua formação, participou em vários projetos profissionais, nomeadamente com a companhia Instavel e com os coreógrafos Emmanuelle Huynh, Victor Hugo Pontes, Marco da Silva Ferreira, Flavio Rodrigues e Cyril Viallon.
Ao se formar no CNDC, ingressou na Travelling&Co de Hervé Robbe para as criações A new landscape (2017), Danse de 4 (2019) e Danse de 6 (2020). José também o acompanha como coreógrafo assistente para vários projetos educacionais em Angers.
Desde 2018, também colabora com Né Barros, Filipe Lourenço (Cie PLAN-K), Christine Hassid, Helder Seabra e Compagnie KALE. Dá regularmente cursos e workshops em França e Portugal, no âmbito da formação profissional, escolas e associações. Ele também trabalha em uma casa para adultos com deficiência desde 2018.
Após a criação do Tempo 96 no CNDC em 2017, José junta-se a Thomas Lebrun e ao National Dance Center of Tours em 2021 para a criação de “Mille et une danses (de 2021)”.
Thomas Lebrun
Francês, bailarino, coreógrafo e professor. É membro titular do Centro Nacional de Dança de Pantin e Lyon e do Conservatório Nacional de Música e Dança de Paris. Em 2000 fundou a companhia Illico; é o primeiro artista associado da Vivat d’Armentières (2002-2004) e participou da Danse à Lille / Centre de Développement Chorégraphique (2005-2011). Atuou como coreógrafo para companhias no exterior, como o Ballet Nacional de Liaoning na China (2001), o Grupo Tápias no Brasil (Ano da França no Brasil em 2009), Seul (Francês Danse Korea 2012), Dançarinos da Companhia Panthera em Kazan, Rússia (France Danse Russia 2015) e da companhia Singapurense Frontier Danceland (em 2017). Desde sua nomeação como diretor do National Choreographic Centre of Tours em janeiro de 2012, Thomas Lebrun criou 11 peças coreográficas e efetuou mais de 720 apresentações compartilhadas com mais de 183.000 espectadores na França, Inglaterra, Bélgica, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Croácia, Equador, Finlândia, Itália, Japão, Hong Kong, Macau, Holanda, Peru, Rússia, Suíça, Taiwan e outros países.
Veja mais dos Coreógrafos/professores em:
Instagram – https://www.instagram.com/ccntours/
Site http://www.ccntours.com/
SERVIÇO
Etapa 1
Período de 19 a 28 de abril de 2022.
Fortaleza (CE) ………. 19.04
Porto Alegre (RS) …… 21.04
Brasília (DF)…………….. 23.04
Campo Grande (MS) …24.04
Salvador (BA)…………… 28.04
Público alvo
Preferencialmente coreógrafas e coreógrafos que desenvolvam trabalhos para a infância; dançarinos e intérpretes com atuação em espetáculos para a infância; profissionais da Dança com interesse na criação de espetáculos de dança para a infância.
Número de participantes em cada encontro: até 20 pessoas.
Horários dos encontros: das 10h às 13h e das 14h às 17h.
Inscrições, divulgação e seleção dos participantes será de responsabilidade da produção de cada cidade.
Etapa 2
Período: de 5 a 17 de setembro de 2022.
Local: Brasília (DF)
Horários dos encontros – das 10h às 13h e das 14h às 17h.
Para a segunda etapa, serão escolhidos até 2 (dois/duas) participantes por cidade (exceção de Brasília que escolherá até 10 (dez) participantes), totalizando no máximo 18 (dezoito) pessoas, que participarão de uma imersão com Thomas Lebrun, durante doze dias, no Distrito Federal. O projeto contempla os selecionados com hospedagem e alimentação.
Observação
Entre a segunda e terceira etapas os participantes terão encontros virtuais com Thomas Lebrun.
Etapa 3
Período: abril e maio de 2023.
Local: Brasília (DF) e Salvador (BA)
Os participantes poderão ser convidados pelos diretores e curadores do MID e/ou VIVADANÇA a apresentar o resultado de seus trabalhos, sejam eles espetáculos ou cenas curtas ou mesmo o processo de criação, como parte da programação dos festivais, em abril e maio de 2023.
DIVULGAÇÃO
Fotos de divulgação: www.flickr.com/photos/movimentoid/
FACEBOOK: MID – Movimento Internacional de Dança
INSTAGRAM: @movimentoid
Fundo de Apoio à Cultura – FAC
Este projeto é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal – FAC/DF
OFICINAS DO MUNDO foi aprovado no FAC BRASÍLIA MULTICULTURAL I de 2021.
Número do Projeto 11447 Número do Processo 00150-00006722/2021-88 Proponente GUILHERME SILVA FILHO
Um comentário para “Selecionados”