Duração: 3 minutos
Classificação indicativa: livre
Solo de dança urbana contemporânea baseado em queda, apoio, sustentação e desequilíbrio. Resultado de mais de seis anos de investigação entre artes marciais (judô e jiu-jitsu) e danças urbanas (wave, break dance, animation).
Pesquisa Continuada de queda e recuperação suspende a percepção de gravidade, constrói e desconstrói o estado natural do equilíbrio, além de jogar com a velocidade e transferência de apoios. A cena impressiona e traz o público para um estado de fruição e surpresa.
Pesquisa Continuada de Queda e Recuperação
COLETIVO TERREIRO URBANO
Duration: 3 minutes
Rating: All audiences
Contemporary urban dance solo based on fall, support and imbalance. Result of more than six years of research between martial arts (judo and jiu-jitsu) and urban dances (wave, break dance, animation). Continued fall and recovery research suspends the perception of gravity, builds and deconstructs the natural state of balance, in addition to playing with the speed and transfer of supports. The scene impresses and brings the audience to a state of fruition and surprise.
LUCAS EMANU – Direção artística, concepção e coreografia
Lucas Emanu é professor, coreógrafo e bailarino. Tem suas pesquisas voltadas para as street dances correlacionadas com artes marciais – Judô, Jiu-Jitsu e capoeira. Experiência em eventos nacionais de dança tais como Festival de Joinville; Festival Internacional de Hip-Hop de Curitiba; Rio Hip-Hop Kemp e RedBull BC One; Presença em eventos Internacionais tais como Juste Debout – Paris, All 4 House, Summer Dance Forever e Hip-Hop Kingz, sediados na Holanda;
Como bailarino profissional atuou na Cia dinamarquesa Uppercut Danceteater e na Cia de dança contemporânea Giro8. Atua na arte educação há mais de 10 anos e trabalha atualmente como educador social na Casa Azul Felipe Augusto. Como bailarino e pesquisador investiga a intersecção entre danças afro-brasileiras e periféricas com as street dances e artes marciais através do Coletivo Terreiro Urbano.
COLETIVO TERREIRO URBANO
A relação entre dança, identidade e resistência vêm intrigando e desafiando o coletivo desde 2019, ano em que foi fundado. A pesquisa se pauta no resgate histórico da ancestralidade e das semelhanças entre elementos da capoeira, do frevo, das artes marciais e das danças urbanas (atualidades). Pautadas na força subversiva de suas transformações no tempo e no espaço (contemporaneidade). As danças urbanas, como uma realidade nacional (e mundial), ocupam originalmente estas mesmas periferias das cidades brasileiras, onde um dia capoeira e frevo emergiram. Apesar de apresentar corpos de alto nível performático, não podemos negar que ainda existe um lugar de invisibilidade e de folclorização de tais culturas. O Coletivo Terreiro Urbano tem a intenção de trabalhar para tornar visível esses movimentos e mostrar como eles nos representam como sociedade, trazendo contextos cotidianos como forma de compreensão e até mesmo subversão da realidade vivida pelo povo brasileiro.
FICHA TÉCNICA
Concepção: Lucas Emanu
Direção: Romulo Santos
Dançarino: Lucas Emanu
Veja mais do espetáculo e da Cia.:
Um comentário para “Pesquisa Continuada de Queda e Recuperação – Coletivo Terreiro Urbano”