Notícias

Nas Trilhas do Manguezal – Transições Companhia de Dança e Artes

Nas Trilhas do Manguezal

TRANSIÇÕES COMPANHIA DE DANÇA E ARTES 

Duração: 5 minutos

Classificação indicativa: livre

“Nas trilhas do Manguezal“ enaltece um dos ecossistemas mais importantes do mundo: o manguezal. A importância deste para os dias atuais, leva a sociedade a refletir e a conhecer que o mesmo terá grande contribuição para proteger o mundo do aquecimento global. O grupo vai de encontro com a importância dos seres em que habitam neste lugar, por meio de processos criativos baseados nas vivências de infância do coreógrafo Lehandro Lira, em meio aos mangues no Recife e nas obras musicais de Chico Science “Da lama ao caos”. O manguezal é parte de um ecossistema de elevada produtividade pesqueira. Em todo o litoral brasileiro, as populações tradicionais de catadores vivem quase exclusivamente desta atividade de cata. Utilizando das estéticas das danças populares brasileiras e da dança contemporânea, os corpos irão transmitir de forma peculiar e com a identidade de cada bailarino, a grandiosidade que esse universo traz dentro desse “bailado enlameado”.

Nas Trilhas do Manguezal

TRANSIÇÕES COMPANHIA DE DANÇA E ARTES 

Duration: 5 minutes

Rating: All audiences

Nas trilhas do Manguezal (On the trails of the Mangrove) praises one of the world’s most important ecosystems: the mangrove. Its importance today is leading society to consider and realize that it will make a great contribution towards protecting the world from global warming. The group encounters the relevance of the beings that inhabit this place, through creative processes based on childhood experiences of the choreographer Lehandro Lira amid the mangroves in Recife and inspired by the music of Chico Science, “Da lama ao caos“. The manguezal is a highly productive fishing ecosystem.  Throughout the Brazilian coast, traditional communities live almost exclusively from this activity. Using the aesthetics of Brazilian popular dances and contemporary dance, the bodies onstage are going to express in a peculiar way and according to the identity of each dancer the grandeur that this universe brings within this “muddy ballet”.

LEHANDRO LIRA CARDOSO – Direção artística e coreografia

Bailarino, intérprete, criador, produtor, arte educador e diretor de arte, foi diretor de encenação (2018 e 2019), produtor executivo / núcleo de encenação (2022/2023), do Grupo Via Sacra ao Vivo de Planaltina – DF e membro do mesmo desde 2008. Formado em Licenciatura em Dança no Instituto Federal de Brasília (IFB); Integrante e coreógrafo do Balé Flor do Cerrado, corpo de dança oficial do projeto “O Maior São João do Cerrado”, participando com o mesmo das atividades no Casa Brasil, respetivamente aos eventos dos eventos dos jogos olímpicos Rio 2016 e foi colaborador artístico no Projeto Brasil Junino, que circulou em Madrid, Roma, Londres e Lisboa. É Brincante e colaborador artístico da Quadrilha Junina Si Bobiá a gente pimba , de Samambaia -DF.

COMPANHIA: TRANSIÇÕES COMPANHIA DE DANÇA E ARTES 

A Cia objetiva inserir a dança na vida de cada componente. Os bailarinos possuem percepções corporais e estilos distintos, sejam elas as danças urbanas, danças populares e as danças clássicas. Busca diálogo entre as diferentes estéticas, fazendo com que as diversidades se encontrem de maneira aprimorada. Em seu 10°ano de legado, história, resistência e fomento de seus objetivos, o grupo é dirigido por Lehandro Lira e tem participado de apresentações de dança no Distrito Federal e em todo o Brasil, destacando o Movimento internacional de Dança, prêmios como SESC -DF como melhor grupo, Brasília 60 e Gira cultura DF ( ambos pela SECEC-DF). Participou ainda de diversas edições do Movimento Internacional de Dança ( MID) e representante de Planaltina no Festival de Dança de Joinville.

FICHA TÉCNICA

Coreografia: Lehandro Lira

Figurino e Maquiagem: Kaio Carvalho

Em cena : Charles Costa, Diana Barreto, Felipe Dias, Isabelle Marques, Janine Farias, Jhony Conceição, Kaio Carvalho, Kenia Cavalcanti, Lehandro Lira, Mayariane Castro, Nubia Carvalho, Toon Rodrigues e Walter Jr

Articulação de apoio e referência – Base: Cia Nós no Bambu/ Apoema Mühlemberg

Música por Nação Zumbi e Chico Science

Veja mais do espetáculo e da Cia.:

  @transicoescia

Compartilhe este evento!

Um comentário para “Nas Trilhas do Manguezal – Transições Companhia de Dança e Artes

Os comentários estão desativados.