Notícias

Movimento Internacional de Dança – MID abre a seleção de coreografias do Distrito Federal

As inscrições podem ser realizadas entre 24 de março e 25 de abril para obras coreográficas de curta e longa duração 

Uma das programações mais aguardadas do Movimento Internacional de Dança – MID, as obras de criadores do Distrito Federal têm sua largada em março, para a seleção 2025. As inscrições podem ser realizadas entre 24 de março e 25 de abril para obras coreográficas de longa e curta duração. A comissão de curadoria tem a expectativa de escolher, ao menos, três obras de longa duração e dez de até 7 minutos de todas as linguagens da dança. O MID, em  2025,  acontece entre 2 e 19 de outubro em vários teatros do Distrito Federal.

“Desde que começamos essa jornada de seleção de montagens do Distrito Federal, percebemos, por parte dos criadores, uma evolução nos processos criativos. Há uma expectativa em participar do MID porque se trata de uma das mais importantes plataformas de difusão da dança no Centro-Oeste e no Brasil. No nosso histórico, muitas montagens selecionadas acabaram conquistando espaço em outros festivais no Brasil e no exterior, já que trazemos para Brasília, para as rodadas de negócios, curadores nacionais e estrangeiros para conhecerem nossa produção”, aponta Sergio Bacelar, diretor-geral do festival, que, nesta edição, tem patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC). 

Como se inscrever

Para participar do MID, basta preencher os formulários de inscrição para as três categorias: obras coreográficas profissionais finalizadas de longa duração;  obras coreográficas profissionais de longa em processo de criação; e obras coreográficas amadoras ou profissionais de até 7 minutos. Grupos de dança de todos os segmentos que atuam no Distrito Federal podem apresentar obras para apresentações ao ar livre, em salas de espetáculos e em locais alternativos. Cada proponente pode inscrever mais de uma obra em formulário individualizado. Não há exigência de ineditismo.

Para os trabalhos de longa duração que estejam em processo de criação, é necessário que o processo de finalização esteja previsto para o mês de maio. Os grupos precisam informar o estágio atual de desenvolvimento, a expectativa de conclusão dos ensaios, além de fornecer detalhes como ficha técnica, argumento da dramaturgia e vídeos dos ensaios realizados.

“As obras serão avaliadas pelo caráter artístico, trajetória dos grupos ou artistas e histórico das apresentações. Uma das linhas curatoriais é a busca por formar um mosaico diverso com diferentes segmentos da dança. Essa pluralidade é a alma do MID”, destaca o diretor-artístico, Guilherme Filho. 

Acesse os formulários:

– Obras coreográficas de curta duração (até 7 minutos): [Link para inscrição]

– Obras coreográficas de longa duração: [Link para inscrição]

– Obras coreográficas de longa duração em processo de criação: [Link para inscrição]

O regulamento completo está fixado nos formulários de inscrição e no site do MID (clique aqui). Para mais informações, os interessados podem encaminhar suas perguntas para o e-mail: producaomid@gmail.com. O resultado será divulgado nas redes sociais do festival no mês de junho.

Siga o MID nas redes

Instagram

Facebook

Contatos para entrevista: Sérgio Maggio (61) 99232-2235

Compartilhe este evento!

Um comentário para “Movimento Internacional de Dança – MID abre a seleção de coreografias do Distrito Federal

Deixe um comentário