Duração: 35 minutos
Classificação indicativa: livre
JUNTOSeSEPARADOS 8 é uma performance em videoconferência ao vivo e on-line. Nove bailarinos, mediados pelas telas dos seus computadores pessoais, utilizam diversos objetos, recortes de revistas e recursos tecnológicos para interagir em um ambiente multitelas de um aplicativo de reuniões virtuais. Um jogo de imagens e significados que reflete sobre mudanças de paradigmas e os paradoxos da situação que vivemos. Concebido no contexto de isolamento social imposto pela pandemia, todo o trabalho é realizado em tempo real sem nenhum trabalho de pós edição. Uma crônica visual, artesanal, low fi, doméstica, fragmentada, precária e lúdica do momento onde o ponto de partida é o corpo na relação com as telas e os dispositivos tecnológicos em busca por uma nova subjetividade que dê conta do agora.
Estreou em abril de 2020 no Festival online NO SEU QUADRADO, em Brasília-DF, e no MID será apresentada a sua 8ª versão. Este trabalho é uma improvisação dirigida e carrega em seu título um número. Toda vez que é apresentado, a nova versão é diferente e possui novos elementos, novas abordagens temáticas e novos recursos que o atualizam com o momento que estamos vivendo, sempre sem perder sua identidade.
TOGETHER&APART 8
Duration: 35 minutes
Rating: all audiences
“TOGETHER&APART 8” is a live and online video conference performance. Nine dancers, mediated by their computer screens, use several objects, magazine clippings, and technological resources to interact in a multi-screen environment of an online meeting platform. A game of images and meanings that reflects on paradigm shifts and the paradoxes of the current situation we live in. Conceived in the context of social isolation imposed by the pandemic, all the work is done in real time without any post-editing work. A visual, homemade, low-fi, domestic, fragmented, precarious and playful chronicle of the moment whose starting point is the body in its relationship with screens and technological devices, searching for a new kind of subjectivity, one that can handle the present. The performance first premiered in April 2020 at the online festival NO SEU QUADRADO in Brasília – DF and at MID, its 8 th version will be presented. This work is a directed improvisation and has a number in its title. Every time it is performed, a new and different version of the spectacle is created, carrying new elements, new thematic approaches and new resources that updates it to the current moment, always without losing its identity.
COREOGRAFIA E DIREÇÃO
LUCIANA LARA
Artista da dança contemporânea, coreógrafa e diretora da Anti Status Quo Companhia de Dança. Mestre pela Universidade de Brasília (UnB). Especialização no Laban Centre em Londres – Inglaterra. Licenciada em Artes Cênicas pela Faculdade de Artes Dulcina de Morais. Seu trabalho se destaca pela experimentação e a inventividade na pesquisa de linguagem da dança, dramaturgias críticas e forte diálogo com as artes visuais. Principais interesses: a relação do corpo com a cidade, indisciplinaridade, arte como experiência, percepção, processos criativos, dramaturgia, conceitos expandidos de dança, relação com o público e novos suportes e formatos. Escreveu e coreografou o livro “Arqueologia de um processo criativo – Um livro Coreográfico” (2010), editora Antistatusquo. Criações de destaque: Microutopias Cotidianas Aglutinantes do Lugar – espetáculo caminhante (2019), De Carne e Concreto – Uma Instalação coreográfica (2014), Cidade em Plano (2006) e as intervenções urbanas: Camaleões (2009) e Sacolas na cabeça (2014).
INTÉRPRETES
Déborah Alessandra, Leandro Menezes, Luciana Lara, Mônica Bernardes, Rebeca Damian, Marcia Regina e Leonardo Rodrigues.
ANTISTATUSQUO COMPANHIA DE DANÇA
É um laboratório independente de criação e experimentação em dança. Destaque para a pesquisa de linguagem e a experimentação; o hibridismo, a construção de dramaturgias críticas e o diálogo com as artes visuais. A Companhia foi criada em 1988, pela diretora artística e coreógrafa Luciana Lara, que hoje divide a direção do grupo com o produtor, cenotécnico, cenógrafo e designer gráfico Marconi Valadares. O grupo tem investigado novos suportes para dança como intervenções urbanas, trabalhos de site specific e instalação, foto performances, livros e sites interativos. A partir da pandemia de 2020 começou a realizar trabalhos on-line, como vídeo danças, live performances e performances em videoconferência, pesquisando um novo sentir/fazer /perceber mediado por telas.
FICHA TÉCNICA
Direção e concepção: Luciana Lara
Dramaturgia em colaboração com os bailarinos
Bailarinos: Déborah Alessandra, Jaqueline Silva, Leandro Menezes, Leonardo Rodrigues, Luciana Lara, Márcia Regina, Mônica Bernardes, Raoni Carricondo e Rebeca Damian
Pesquisa em conjunto com o Núcleo de Formação ASQ: Camilla Nyarady, João Lima, Maria Ramalho, Marcela Brasil, PA, Renata Studart e Mônica Bernardes
Trilha sonora originalmente criada para o espetáculo Cidade em Plano (2016): Valéria Lehmann
Produção: Marconi Valadares
Suporte técnico para streaming: Leonardo Rodrigues
Veja mais do espetáculo e da CIA em:
http://criacaoabertaantistatusquo.blogspot.com
Instagram: https://www.instagram.com/antistatusquociadedanca/
Facebook: https://www.facebook.com/asqciadedanca
SERVIÇO
09.10 às 17H – COREOGRAFIAS ON-LINE – A programação terá transmissão ao vivo no canal do YouTube do MID.
Um comentário para “JUNTOSeSEPARADOS 8 – Anti Status Quo Companhia de Dança”