Notícias

MID 2022 / 2023 Edição Especial

A edição especial 2022 / 2023 do Movimento Internacional de Dança (MID), considerado o mais importante festival de Dança do Centro-Oeste, acontece de 19 de agosto a 10 de setembro, com companhias internacionais, nacionais e locais. 

A largada dessa maratona de espetáculos aconteceu 19 de agosto, nos jardins do Centro Cultural do Banco do Brasil, com o Palco Aberto, atividade que se tornou o símbolo do MID. É nesse palco que as mais diversas formas de dança se encontram, com coreografias curtas de várias vertentes. O encontro não é só de bailarinos, mas também de diferentes públicos. Ao longo do projeto, o CCBB também recebe os concorridos Aulões de Dança, a empolgante Batalha All-Style e o Ponto de Encontro, com DJs convidados. 

Além das atividades gratuitas no jardim, o CCBB, recebe apresentações internacionais, nacionais e do Distrito Federal. Espetáculos como Graça, da Cia Giradança, e Schönheit ist Nebensache ou A Beleza é Coisa Menor, de Pol Pi. A estreia de “O”, da espanhola Veronique Teindas; a coreografia para a infância Fica Comigo, do Ateliê do Gesto; e Mur(r)o, da Foco Cia de Dança, e Sonâmbulo, de Ramon Lima. Os ingressos para os espetáculos que acontecem no CCBB estão à venda no site bb.com.br/cultura e na bilheteria. A programação se estende ao Espaço Cultural Renato Russo com mais apresentações. Os espetáculos no ECRR, da 508, são gratuitos, mediante a retirada de senha com uma hora antes de antecedência.

O Movimento Internacional de Dança tem um público cativo não apenas pela qualidade de seus espetáculos, mas também pelo interesse nas ações formativas para a classe artística e estudantes. A edição especial do MID é uma realização do Instituto Bem Cultural, com patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (SECEC), copatrocínio da Embaixada da França e do Instituto Francês Paris, e com o apoio do Banco do Brasil, SESC, Espaço Cultural Renato Russo, Centro de Dança do Distrito Federal, Centro Coreográfico Nacional de Tours, Complexo Cultural de Planaltina, e Naoum Plaza.

Movimento Internacional de Dança – MID 2023
19 de agosto a 10 de setembro de 2023
Locais: CCBB Brasília e Espaço Cultural Renato Russo
Ingressos: Para espetáculos no CCBB Brasília, os ingressos estão disponíveis no site bb.com.br/cultura e na bilheteria. 

Diretor-geral MID: Sérgio Bacelar

Assessoria de Imprensa: Carla Spegiorin / Âncora Comunicação: (61) 98114-0537
Redes sociais do MID:
@movimentoid   
movimntoid.com.br

Textos Institucionais

Sérgio Bacelar – Diretor-geral MID

O Movimento Internacional de Dança – MID, que realiza uma edição especial, é fruto do sonho de valorizar a Dança que é produzida no Distrito Federal. Criar um palco em que todas as vertentes se sentissem donas e apreciadas. Que fosse um lugar de autoestima mas também um trampolim para novas investidas. Passados estes anos, o crescente envolvimento do público, desde a sua criação, só demonstra que sonho não só vira realidade como se materializa. Os mais diversos grupos e bailarinos que sobem neste palco comprovam que a Dança do DF é pungente e representativa.

A  edição especial do MID 2022 / 2023 apresentou, em agosto e setembro de 2022, espetáculos internacionais. Entre abril e maio deste ano, aconteceu a Residência de Dança Contemporânea Africana, ministrada pelo coreógrafo moçambicano Idio  Chichava; além do Circuito de Dança em  escolas públicas de 25 Regiões Administrativas do Distrito Federal; e o programa Cápsulas da Memória.  É o MID cumprindo sua vocação de agente multiplicador da Dança no país. 

De 19 de agosto a 10 de setembro, o festival ganha as ruas com uma nova programação de espetáculos internacionais, nacionais e locais e atividades paralelas. Entre elas: Palco Aberto, Batalha de All Styles, oficinas, aulões de dança, rodadas de negócios com a participação de programadores nacionais e internacionais, mesas de debate, ação educativa para alunos da Rede de Ensino, em especial, alunos com deficiência intelectual e Ponto de Encontro com Djs. Contamos com você nestes próximos dias. Vem dançar com a gente!

——–

The International Dance Movement – MID (Movimento Internacional de Dança), which is holding a special edition, is the outcome of a dream of valuing the Dance produced in Distrito Federal. The aim was to create a stage where all forms of Dance could feel belonging and appreciated. A place for self-esteem but also a trampoline for new endeavors. After all these years, since its creation, the growing engagement of the public proves that dreams not only come true, they also materialize. The wide range of groups and dancers performing on this stage attest to the fact that dance in Distrito Federal is striking and representative.

The special edition of MID 2022/2023 presented international performances in August and September 2022. Between April and May 2023, the African Contemporary Dance Residency took place, taught by Mozambican choreographer Idio Chichava; as well as the Dance Circuit in public schools of 25 Administrative Regions of Distrito Federal and the Cápsulas da Memória program. This is MID fulfilling its vocation as a multiplier agent of Dance in Brazil. 

From August 19th to September 10th, the festival hits the streets with a new program of international, national and local shows, in addition to parallel activities. These will include: Open Stage, Battle of All Styles, workshops, dance group classes, business panels with the participation of national and international programmers, debate sessions, educational actions for students from the school public system, especially students with intellectual disabilities, and Meeting Point with DJs. We are counting on you in the next few days. Let’s dance together!

Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal está feliz com a realização de mais uma edição do Movimento Internacional de Dança – MID. Dar continuidade a projetos que beneficiam o Distrito Federal com ações de inclusão e abrangência social está em harmonia com a visão que temos para as Artes. Através do Fundo de Apoio a Cultura do DF é possível viabilizar a continuidade das ações desenvolvidas pelo Festival.

O FAC tem contribuído para a realização das edições do MID. Um festival que valoriza e divulga a Dança produzida pelo Distrito Federal para além de nossas fronteiras. Dando oportunidade para o desenvolvimento artístico de nossos jovens e movimentando a economia produtiva do setor, o MID, acerta no passo.  

Participar da evolução da Dança só nos enche de orgulho. É importante viabilizar não só a apreciação das obras, mas contribuir para a formação dos artistas, estudantes e público em geral. Fomentar o desenvolvimento da Dança em todas as Regiões Administrativas é de suma importância. Que a Arte chegue em todos os lugares e para todos.

Banco do Brasil

O Banco do Brasil tem o prazer de receber o Movimento Internacional de Dança – MID, que traz espetáculos repletos de diversidade e representatividade, para público de todas as idades.

Visando a integração social de maneira acessível, o MID apresenta uma proposta artístico-cultural multidisciplinar, trazendo diversos grupos de dança do Brasil, em especial da capital federal, além de artistas de outros países.

O festival proporciona um encontro de gerações com diferentes jeitos de dançar. A variedade de estilos abraça um público tão grande e diverso quanto são os artistas e suas linguagens.

Ao apoiar este projeto, o Centro Cultural Banco do Brasil reafirma seu compromisso de ampliar a conexão dos brasileiros com a cultura e valorizar a pluralidade de manifestações artísticas, promovendo atividades culturais relevantes que inspirem e aproximem as pessoas. 

———

Banco do Brasil is pleased to host the International Dance Movement – MID (Movimento Internacional de Dança), featuring performances filled with diversity and representativeness for audiences of all ages.

Seeking social integration in an accessible way, MID presents a multidisciplinary artistic and cultural approach, bringing several dance groups from Brazil, mainly from the Brazilian capital, in addition to artists from other countries.

The festival provides a meeting of generations with different ways of dancing. The range of styles embraces an audience as large and diverse as artists and their languages.

By supporting this project, the Centro Cultural Banco do Brasil reaffirms its commitment to expand the connection between Brazilians and culture as well as to value the plurality of artistic manifestations, promoting relevant cultural activities to inspire and connect people.

Compartilhe este evento!

Um comentário para “MID 2022 / 2023 Edição Especial

Deixe um comentário