Antípoda Cultura
CIA DE DANÇA LIBRAS EM CENA
Duração: 4 minutos
Classificação indicativa: livre
A coreografia apresenta um mundo diametralmente oposto e distante, na qual a Língua de Sinais é majoritariamente utilizada, e que os ouvintes precisam se esforçar para se comunicar. Nesse espaço, surdos sinalizantes manifestam a fadiga de lidar com as barreiras linguísticas que os ouvintes tentam impor sobre eles. A coreografia teve sua estreia em julho de 2023, no Festival Marco Zero, e será apresentada, pela segunda vez, em 2023 no Movimento Internacional de Dança (MID).
Antípoda Cultura
CIA DE DANÇA LIBRAS EM CENA
Duration: 4 minutes
Rating: All audiences
The choreography presents a diametrically opposite and distant world, in which Sign Language is largely used, and in which hearing people have to struggle to communicate. In this place, deaf signing speakers express the fatigue of dealing with the linguistic barriers that hearing people try to impose on them. The choreography had its premiere in July 2023 at the Festival Marco Zero and will be presented for the second time this year at the Movimento Internacional de Dança (MID).
CÍNTIA CALDEIRA – Direção artística, concepção e coreografia
Cíntia Caldeira é surda, diretora, coreógrafa, bailarina e professora na Companhia de Dança Libras em Cena. Possui graduação em Letras-Libras (UFSC), mestra pela Universidade de Brasília (UnB) e doutoranda em Linguística, também na UnB. Atualmente, leciona disciplinas de Libras, na Universidade de Brasília. Experimenta dança contemporânea, signdance e busca que as formações em dança sejam mais acessíveis e bilíngues (Libras e Português).
CIA DE DANÇA LIBRAS EM CENA
É a primeira Cia. bilíngue com Libras e Português com bailarinos surdos do Brasil. A Companhia é dirigida pelas bailarinas Aline Moura, Cíntia Caldeira e Janaína Almeida. A Cia. de Dança Libras em Cena é uma companhia de dança bilíngue (Libras e Português), composta por bailarinos surdos e duas bailarinas ouvintes fluentes em Libras. Nas aulas é utilizada a Língua Brasileira de Sinais (Libras), propondo novas perspectivas acerca da metodologia do ensino de dança para sujeitos surdos e na acessibilidade artística. Fundada em janeiro de 2023, a Cia. de Dança Libras em Cena tem realizado ações para promover o acesso a espaços culturais do Distrito Federal e possibilitar a democratização da cultura para a comunidade surda.
FICHA TÉCNICA
Direção: Aline Moura, Cíntia Caldeira e Janaína Almeida
Coreógrafa: Cíntia Caldeira
Bailarinos: Aline Moura, Cíntia Caldeira, Elise Milani, Janaína Almeida, Paulo Junior, Lucas Nunes, Jacson Vale, Letícia Lima, Filipe Londe, Renata Rezende, Juliana Mendes, Diego Portela, Adriana Marques e Douglas Silva.
Veja mais do espetáculo e da Cia.:
@cialibrascena
Um comentário para “Antípoda Cultura – Cia. de Dança Libras em Cena”