86 internautas de 14 estados brasileiros participaram das oficinas – Movimento Internacional de Dança-MID apoiou evento
De 3 a 28 de julho de 2020, em parceria com 10 festivais e centros culturais brasileiros, a Embaixada da França🇫🇷 no Brasil organizou uma série de oficinas de dança online destinadas a coreógrafos e bailarinos profissionais e semiprofissionais de todo o Brasil.
Virtuais, gratuitas e acessíveis as oficinas ofereceram a oportunidade de descobrir os processos de criação e os universos artísticos de quatro coreógrafos de prestígio internacional: Latifa Laâbissi, Pol Pi, Thomas Lebrun e Yoann Bourgeois. Cada um deles apresentou no período de uma semana, vários workshops (corporais, plásticos ou discursivos) para um número limitado de profissionais brasileiros.
Parceiro do Movimento Internacional de Dança – MID, Thomas Lebrun, diretor do Centro coreográfico nacional de Tours (CCNT) junto com seus dançarinos Yohann Têté e Raphaël Cottin (notador Laban) apresentaram oficinas teóricas e práticas, que permitiram aos participantes descobrir a abordagem artística de Thomas através de suas coregrafias Tel quel ! (criação de 2013 para crianças e jovens) e Lied Ballet (criada para o Festival de Avignon, 2014).
Marcelo Evelyn, participante da Oficina Encontros Artísticos descreveu assim sua participação ao lado de Isabelle Launay e Latifa Laâbiasi “Eu quero agradecer à Embaixada da França no Brasil, à Latifa e a todos os participantes por estarmos juntos. Vamos tentar seguir. Ainda acredito que a gente possa fazer alguma coisa e eu fico acreditando que só da para fazer se for junto mesmo. Junto significa também redimensionar e redefinir o que significa estar junto; acho que tem ai uma possibilidade da gente repensar toda a ideia do que é estar junto e eu fico achando que têm sim algumas possibilidades.
No Total foram recebidas 230 candidaturas para 100 vagas; 86 foram escolhidos para participarem. Houve representantes de 14 estados brasileiros, o que demonstra a força e a pertinência das ferramentas on-line para a dança. Foram 20 horas de oficinas divididas em 13 sessões com a participação de 9 moderadores.
Agradecemos imensamente o conjunto de parceiros associados a essa iniciativa: o Festival Contemporâneo de São Paulo @fcdfestivalcontemporaneosp, a Casa Hoffmann, a Escola livre de dança da Maré, a Bienal Internacional de Dança do Ceará @bienaldedanca, o FIAC Bahia @fiacbahia, o Junta – Festival Internacional de Dança @juntafestivalteresina, VIVADANÇA Festival Internacional @vivadanca, o Festival de Curitiba @festivaldecuritiba e o Centro Cultural Banco do Brasil @ccbbbrasilia @ccbbbh @ccbbsp @ccbbrj.
Um comentário para “Oficinas coreográficas virtuais da Embaixada da França”